• 13 / Maio / 2019

As 4 características (definitivas) dos profissionais de sucesso

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Essas são as quatro características dos profissionais altamente valorizados.



Os profissionais de mais alto nível hierárquico em uma empresa geralmente compartilham algumas características, algumas situações em comum. Se você conseguir reunir essas quatro dimensões no seu currículo, provavelmente ele também vai ser imbatível.


Na minha pesquisa de Mestrado eu busquei entender como é que se dá o processo de tomada de decisão nas empresas; especialmente nas empresas de grande porte. Para isso eu fiz entrevistas com profissionais de alto nível hierárquico em um dos maiores bancos cooperativos do brasil.


Eu também queria entender, é claro, como é que se chega até esses grandes cargos. Como é que alguém consegue chegar a ser presidente de um banco, por exemplo.


E a minha pesquisa apontou quatro características principais.


1. Experiência no Setor


A primeira característica que destaca os profissionais de alto nível hierárquico é a experiência no setor. Dos profissionais que eu entrevistei (em nível de presidência, diretoria e gerência), nenhum deles tinha menos do que 10, 12 anos de experiência naquilo que eles estavam fazendo hoje.


Ou seja: você vai precisar esperar um pouco para ser bem sucedido. Não tem saída.


Não tem como você criar uma empresa hoje (a não ser que seja uma super startup) e ficar milionário da noite para o dia. Isso dificilmente acontece.


Você vai precisar passar por uma série de situações que vão lhe preparar sim para você chegar aos níveis superiores. Se você se concentrar em ter experiência naquilo que você faz, em realmente ser um especialista, em acumular horas, tempo de casa; você estará construindo a sua trajetória para o sucesso, com certeza.


2. Conhecimento de Campo


Outra característica muito importante dos profissionais altamente valorizados é o conhecimento de campo.


O que isso significa?


Legal, você tem experiência no setor.  Mas você conhece o campo?


Por exemplo, conhece a cidade onde você está trabalhando? O estado ou país onde você está trabalhando?


Imagina a dificuldade para você trabalhar na China, por exemplo. Ou nos Estados Unidos. Ou na Argentina. Ou se você trabalha no Nordeste e uma empresa do Rio Grande do Sul quer lhe levar para lá.


Com certeza o choque cultural lhe deixa mais fragilizado no seu trabalho. Então o conhecimento de campo é importante.


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3. Treinamentos e Missões


Mas é claro que se você tivesse em uma empresa apenas profissionais altamente experientes, você correria o risco de ter um time muito velho. E as empresas sabem disso.


Elas não querem ter um time velho, desconectado com o que está acontecendo agora.


Então como é que eles fazem pra resolver esse problema?


Promovendo treinamentos e missões.


As empresas de ponta investem muito, mas muito mesmo, em treinamento pro seu time de alta gerência e a alta direção. Treinamentos que vão desde cursos, MBA'S até missões internacionais para conhecer outros modelos de negócio; para conhecer outras empresas, para trocar experiências.


Um alerta: embora as empresas invistam em treinamento, você é o único responsável pela sua educação.


4.Ferramentas e Processos


E a última característica que faz um profissional altamente valorizado são os processos e ferramentas que ele usa.


Pensa comigo: não adianta você contratar alguém que tem experiência, que tem conhecimento de campo, alguém que é treinado; e não dar a essa pessoa as ferramentas para trabalhar.


É claro que isso demanda investimento, é lógico. Mas são as ferramentas e processos alinhados que potencializam o talento das pessoas nas empresas.


Agora pensa aí:  você tem as melhores ferramentas para trabalhar? E os processos, lhe ajudam ou atrapalham a dar o seu melhor?

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