• 17 / Julho / 2018

Como anunciar no Facebook pagando menos: análise de 825 anúncios (e dicas)

anuncio facebook

Se você anuncia os seus produtos ou serviços no Facebook já percebeu que impulsionar posts e conteúdos está cada vez mais caro.


Eu analisei 825 anúncios em diferentes contas e constatei que sim, existe uma forma eficiente de melhorar a performance e baixar os custos dos seus anúncios – melhorando a sua Pontuação de Relevância.


Confere aí:



PONTUAÇÃO DE RELEVÂNCIA


A pontuação de relevância é uma das métricas usada pelo algoritmo do Facebook para classificar os seus anúncios. Ela confere ao seu anúncio uma pontuação de 1 a 10, estimando como seu público-alvo está reagindo ao anúncio. Quanto mais alta a pontuação, melhor.


Você pode ver a pontuação de relevância no seu gerenciador de anúncios, na aba anúncios.


MAIOR RELEVÂNCIA = MENOR CUSTO


A pontuação de relevância mede a interação do público-alvo com o seu post impulsionado ou anúncio. Então, se o Facebook perceber que o seu anúncio está agradando as pessoas, ele tenderá a recompensar você cobrando menos por resultado. Isso porque, assim como você, o Facebook quer apenas conteúdo de alta qualidade na rede – e alta qualidade tem a ver com engajamento e interação.


Nos meus testes, cada ponto a mais na escala de relevância diminuiu os custos por resultado em uma faixa de 9 a 24 centavos.


MAIOR ALCANCE


Além disso, cada ponto a mais na escala de relevância tende a dar mais alcance aos seus conteúdos impulsionados. Nos meus testes, na média, um ponto de relevância a mais aumentou o alcance do anúncio melhor ranqueado no período em cerca de 26%.


Então algumas vezes você poderá ser recompensado não com custos menores, mas com alcance – que de certo modo também é uma redução de custos.


E COMO CONSEGUIR MELHORES PONTUAÇÕES DE RELEVÂNCIA NOS MEUS ANÚNCIOS DO FACEBOOK?


Nesse sentido posso dar 2 dicas:


Os meus testes me mostraram uma coisa de forma definitiva: a vida real vence a propaganda.


Só de olhar rapidamente um post no Facebook, você consegue dizer se ele é uma foto de um amigo ou um anúncio. E se você consegue fazer isso, as pessoas que veem os seus posts também. Vamos ser honestos: as pessoas não gostam de propaganda. Na verdade, não é que elas não gostem necessariamente, mas é óbvio que elas sabem que o seu post está tentando vender alguma coisa – e geralmente nós não gostamos muito da figura do vendedor.


Então é meio natural imaginar que o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) tenderá a ser maior para fotos que mostrem um pouco de vida real.Use fotos teoricamente mais simples (mas sem perder em qualidade). Pessoas reais usando seu produto ou serviço. Fotos reais das experiências dos seus clientes.


Minhas maiores pontuações de relevância, aquelas que chegam a 9 ou 10 geralmente contavam com algum apelo de vida real. As vezes, por incrível que pareça, menos produção pode lhe trazer resultados melhores.


Mas quando isso não for possível – capriche no criativo do seu anúncio.


O criativo do seu anúncio – o texto e a imagem devem ser pensados para trazer uma proposta de valor clara. E quanto melhor for o valor percebido pelo seu potencial cliente, maior tenderá a ser o engajamento com o seu anúncio – e maior a sua pontuação de relevância. Nos meus anúncios isso ficou muito claro: oferta melhor, pontuação de relevância mais alta. É quase uma regra.


Crie promoções com descontos realmente bons e verdadeiros. Lance produtos novos com exclusividade para quem viu seu anuncio. Crie serviços agregados ao produto. Ofereça vantagens que só a sua empresa pode oferecer. Se a sua promoção, por exemplo, oferecer um desconto muito baixo, as pessoas poderão não dar tanta atenção ao seu anúncio – e o Facebook vai acabar punindo a sua campanha com custos maiores.


Aqui não falamos necessariamente do design do seu anúncio -  que é muito importante – mas da força da sua oferta. Quanto mais forte for o motivo do seu anúncio, seus anúncios alcançarão ainda mais pessoas por um custo ainda menor.


Segue essas dicas e turbine a pontuação de relevância dos seus anúncios também.


Curtiu esse vídeo? Então se inscreve no meu Canal no YouTube.


Abração!


Tags:
Compartilhe esse conteúdo

Comentários

Jean Michel Baú - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Nigma Agência Digital
Erro 500
Infelizmente ocorreu um erro inesperado em nosso site :(

Não se preocupe! Nossa equipe foi notificada automaticamente sobre esse problema.
Tente novamente dentro de algumas horas.

Ir para a Home