• 14 / Dezembro / 2018

Instagram Stories: como contar ótimas histórias

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Todos nós amamos uma boa história!
Desde a antiguidade a contação de histórias está presente em nossa cultura.


Os homens das cavernas, por exemplo, após um dia exaustivo de caça, se reuniam ao redor de uma fogueira para contar histórias sobre como mataram a sua caça. Essas conversas permitiam um grande compartilhamento de técnicas e conhecimentos entre aquele grupo.


A razão pela qual nós amamos ler ou ir ao cinema é porque uma boa história nos ajuda a nos conectar uns com os outros. Além de nos permitir ver o mundo de maneiras que nunca teríamos pensado sozinhos.

Esse talvez seja o segredo para uma boa história: emoção.


Um Instagram Stories pode ser uma foto, um texto, desenho ou vídeo. Pode ter um GIF, pode não ter.


E isso não é importante. O importante é como essas ferramentas podem tornar um Stories mais emocionante, memorável, digno de se ver e lembrar.


Confira algumas dicas que de como arrasar nos seus Stories:


1- Comece pelo final


O final de qualquer narrativa é algo essencial. Você sabe o que acontece quando uma história tem um final ruim. Um desastre!


Uma dica legal é pensar nos processos. Por exemplo: quando colocamos uma massa cozinhar sabemos que o resultado será uma massa cozida.


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As melhores histórias possuem uma sequência lógica, que conduz a um final surpreendente. Então: comece seus Stories sabendo onde eles vão parar.


2- Comece pelo meio


Este tipo de narrativa é cada vez mais comum. Muito comum em livros de romances.


Eles fazem com que o leitor entenda a história a partir do meio, e depois retomam ao início da história para o leitor entender como ele chegou até o “meio”.


Isso faz com que seu público fique intrigado e envolvido com a história desde o começo.

Logo após algumas cenas centrais, você pode voltar ao início e esclarecer como chegou até lá.


Existem 4 etapas para você entender essa estratégia:


a. Tenha em mente a cena que será crucial para começar sua história.
b. Planeje como você irá desenvolver sua história.
c. Deixe um mistério no ar. Incentive seus espectadores a descobrirem o que aconteceu.
d. Tenha cuidado para não inserir informações demais. Isso pode desprender a atenção do público.


No Instagram, suas histórias podem ser feitas de duas maneiras diferentes:


A primeira é que você pode gravar tudo antes de postar. E somente depois pode postá-la de acordo com seu critério.


Ou seja, você pode utilizar essa ferramenta para gravar seus vídeos (mas lembre-se que o tempo máximo de cada Instagram Stories é de 15 segundos) e postá-los depois. Nesse caso, comece com uma foto ou vídeo mais atraente.


Ou você pode viver e capturar a ação e somente depois fazer uma série de Stories  que compartilhem informações sobre este fato.


Por exemplo, você acabou de ver um avião pousando enquanto esperava seu voo dentro do aeroporto. Depois você pode criar com uma série de Stories compartilhando mais informações sobre aquele determinado fato.


3- Deixe a curiosidade no ar


Essa técnica é aquela que nos mantém curiosos para passar ao próximo Stories. A ideia é gerar o desejo de "saber o que acontecerá a seguir".


Como toda a ideia por trás do Stories é um pequeno momento capturado com um toque do dedo, você pode sugerir o que virá a seguir para que o espectador não queira continuar vendo.


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Por exemplo: suponha que você queira divulgar um evento.


Inicialmente você pode colocar em um Stories: “Confira as atrações deste final de semana” com alguns gifs que chamem atenção. Em seguida você pode divulgar uma atração em cada Stories.


4- Continua… (fora do Instagram)


Todas boas histórias do Instagram possuem algo em comum: Início, meio e fim.


Ou seja:


Primeiro você define sua cena, apresenta seus personagens, expõe o conflito (um problema ou situação), e depois apresenta o desfecho.


A ideia desta técnica é usar o desfecho para levar as pessoas para o seu site, blog ou loja.



Por exemplo, na demonstração de um tutorial. A última tela pode levar o usuário para sua loja virtual.


Conclusão


Lembre-se: As boas histórias não são afetadas com o decorrer do tempo. Uma boa história contada, pode cativar qualquer um.


Contar histórias é o que nos torna humanos. Ao utilizar técnicas narrativas nos seus Instagram Stories você está usando uma estratégia que funciona desde os homens das cavernas até o mundo moderno.

Use a sua criatividade para levar ainda mais emoção até sua audiência.

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