• 25 / Abril / 2019

5 dicas (práticas) para aumentar sua lucratividade

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Em tempos de retomada econômica, mais importante do que criar produtos ou serviços novos é se concentrar em garantir a lucratividade daquilo que você já vende.


Confira abaixo 5 formas para aumentar a sua lucratividade:



1. Corte custos operacionais


A lucratividade do seu negócio não depende somente das vendas, mas também de quanto ela gasta. Ou seja, se a sua empresa vender muito e obter muitos gastos para fazer a venda, ela não crescerá.


Antes de você sair reduzindo seu orçamento, você precisa refletir sobre algumas questões:


Você conhece bem os custos do seu negócio?
Caso haja a diminuição de recursos, qual impacto isso teria nas atividades do seu negócio?
A diminuição de custos, traria consequências positivas ou negativas?
Quais setores e como seu negócio seria afetado com uma redução de custos?


Os custos do seu empreendimento estão relacionados a entrega dos seus serviços e produtos finais. Como por exemplo: matéria-prima, mão de obra, gastos com energia elétrica, água, maquinários, impostos, etc.


Se você possui um escritório, uma forma de reduzir custos, por exemplo, é: fazendo impressões nos dois lados da folha. Se caso não haja a necessidade de impressão e você precise de espaço no seu computador, você pode usar ferramentas como o Google drive, além de ajudar você a abrir o documento em qualquer lugar, ele pode ajudar você a economizar espaço e consequentemente impressões. As Taxas bancárias também são um exemplo que pode reduzir custos, por exemplo, você pode trocar de instituição financeira.


Mas lembre-se que para realizar a redução de custos é necessário possuir um planejamento. Para isso, estipule metas que encaixem na sua situação. Porém, antes de tudo pesquise sobre seus negócios e as metas que você deseja atingir.


2. Venda mais para o mesmo cliente


Para isso, você tem que ter produto adicional, que complemente o seu produto principal.


Vender mais pode ser considerada uma boa técnica para aumentar a sua lucratividade, isso está diretamente relacionado a dois conceitos: Cross-Selling e Up-Selling.


O Cross-Selling ocorre quando você oferece aos seus clientes já existentes algum produto ou serviço que complementa aquele produtos que já foi comprado ou adquirido pelo mesmo. Um exemplo clássico disso é o Mc Donald’s, na maioria das vezes, quando você compra um hambúrguer o atendente pede se você gostaria de uma batata frita, isso é cross-selling. Ou até mesmo quando você vai comprar um tênis e a vendedora lhe oferece meias, por exemplo.


Já o up-selling, expõe ao cliente produtos ou serviços Premium, que são mais caros, encorajando o cliente a gastar um pouco mais, mas fornecendo a ele um melhor retorno sobre aquele produto. Ou seja, incentivar o cliente a adquirir uma versão mais recente, mais avançada de algum produto. Um exemplo up-selling é quando você resolve comprar um celular, comprar um carro, etc.


Ambas estratégias podem lhe ajudar a demonstrar que você se preocupa com o seu cliente, você está entregando valor e se preocupa com o sucesso dele. Além disso, vale ressaltar que essa estratégias não ocorrem somente no momento da venda, você pode ofertar uma manutenção ao produto após X meses da aquisição dele, se for por exemplo algum maquinário.


3. Crie produtos recorrentes


Ao fechar pacotes de formas recorrentes, você pode tornar o seu negócio mais lucrativo, desde que você preserve as suas margens de lucro. A sua margem de lucro está relacionada a quanto a sua empresa ganha em cima das vendas, quanto maior for a margem mais lucrativo será o seu produto/serviço. Para você aumentar as suas margens de lucro, você deve dar preferência aos produtos com margem alta, assim ficará mais fácil você gerar lucratividade.


A estratégia de recorrência está relacionada a você não vende apenas uma vez. Um exemplo de recorrência são as assinaturas, que todo mês você precisa pagar para continuar utilizando os recursos que as mesmas oferecem.



4. Precificação pelo máximo


Escolher o preço do seu produto ou serviço é uma atividade que você deve levar em consideração muita análise e muito cuidado! Você precisa ver uma série de variáveis em consideração como: o tempo de trabalho, os gastos com o processo de produção, para depois você conseguir obter lucro para a empresa.


A estratégia de se basear na concorrência, possui a vantagem de você conseguir observar constantemente o mercado em que o seu negócio está inserido. Para precificar o seu produto ou serviço, você pode buscar orçamentos dos seus concorrentes, assim você irá saber quanto eles cobram, quanto o mercado está disposto a pagar por aquele determinado produto/serviço, além de que é a concorrência que direciona o mercado.



5. Eliminar os clientes ruins


Existem diversos motivos que podem tornar um cliente ruim, se você tem um cliente que lhe cobra demais e acha que o seu orçamento é muito alto para o produto e ele justifica que o seu resultado não atingiu o que ele pensava, você pode estar tendo um cliente ruim no seu negócio.


Um exemplo claro disso são aqueles que pagam pouco pelo produto ou serviço e exigem uma quantidade de tempo muito pequena para a entrega. Você pode estar atendendo eles porque lhe geram lucratividade, mas o tempo que você gasta com esses clientes, o tempo de entrega, você poderia estar atendendo outros e aumentando a sua lucratividade.

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