- 06 / Setembro / 2022
Sem medo dos grandões! Como enfrentar concorrentes de maior porte.

Uma dúvida comum que todo empreendedor tem é: como enfrentar a concorrência quando ela tem mais recursos?
Preparamos abaixo 5 dicas para vencer a concorrência e se manter competitivo no mercado:
1. Entenda o seu público (no detalhe)
Para vencer você deve entender e conhecer detalhadamente as personas do negócio.
Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de uma marca ou empresa.
É uma ficha técnica com dados e características de clientes reais, como: comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos.
Toda estratégia de um negócio é direcionada aos clientes, e a criação de uma persona ajuda a entender quais os melhores canais para comunicar (redes sociais, panfletos, etc.), qual linguagem adotar (divertida, educativa, etc) e, sobretudo, os melhores argumentos de venda.
O desenho das personas pode ser feito a partir de uma avaliação dos clientes já existentes na empresa (aliado à segmentação daqueles que são considerados “ideais”) ou a partir de uma pesquisa de mercado.
2. No que você é diferente?
Explore os diferenciais do produto ou serviço vendido: Esta é uma regra clássica de vendas.
É comum vermos, marcas tentando se igualar a outras de maior popularidade. Com isso, ao circular entre as gôndolas de um supermercado, é comum que você encontre dezenas de embalagens muito semelhantes para produtos que cumprem a mesma função.
A pior coisa para uma empresa que enfrenta um grande concorrente é parecer igual a ele em tudo.
Pense: quais aspectos diferenciam a sua empresa? Preço? Prazo? Atendimento?
Foque seus esforços de divulgação nessas características.
3. Evite uma guerra de preços
Uma situação clássica, porém indesejável para quem busca lidar com a concorrência é a guerra de preços.
Ainda mais se você concorre com alguém maior do que você: ele provavelmente terá maior poder de barganha com fornecedores e poderá ter um preço melhor.
A solução para driblar a concorrência nessa situação sem se submeter à necessidade de operar com preços baixos é fortalecer a imagem do negócio, agregando valor ao produto e ao serviço de atendimento ao cliente.
4. Analise a concorrência (mas não muito)
Analisar demais a concorrência é perigoso.
Se ela é muito maior do que você, isso pode lhe desmotivar e congelar suas ações. Se ela for muito ruim, pode colocar a sua empresa em uma zona de conforto.
Por isso você deve se focar em desenvolver as suas estratégias, focando no cliente - e não no concorrente.
Mas é claro que você deve ter um olhar para o mercado também.
Nesse sentido entender: Quais são seus mercados-alvo? Qual é a sua proposta de venda exclusiva? Quais os canais de vendas preferidos da concorrência? Qual a forma de relacionamento com o cliente?
E essa análise é ainda mais importante se você expande suas vendas também pela internet. Dessa forma, o concorrente pode não estar apenas no seu bairro ou na sua cidade, mas sim em qualquer parte do mundo.
5. O atendimento ainda é importante (em qualquer negócio)
Qual é a coisa mais importante que você pode fazer para melhorar o relacionamento com seus clientes? A resposta é tão óbvia mas ignorada muitas vezes pelas empresas: melhorar o atendimento ao cliente.
A sua equipe de atendimento ao cliente é também a cara da sua empresa, e as experiências dos clientes serão definidas pela habilidade e qualidade do suporte que eles recebem.
Sempre vale a pergunta: “Será que hoje estou oferecendo o melhor atendimento possível?”
A experiência do cliente é um dos fatores mais importante em uma decisão de compra. Fortalecer a experiência do cliente deve ser uma das principais metas das empresas que buscam vencer a concorrência.
E para isso acontecer, é simples: reduza o tempo de resposta no telefone, e-mail, WhatsApp, Instagram. Garanta que seu time tenha smepre uma atitude de empatia (isso exige treinamento constante). Invista em tecnologia nos pontos de contato com o cliente (checkout, site, etc.).