• 17 / Dezembro / 2018

Pescar peixe já pescado: A melhor estratégia de Marketing Digital Pessoal para construir sua audiência

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Quer turbinar a sua audiência nas redes sociais? Então use a estratégia de pescar o peixe já pescado.



Eu estava em uma palestra sobre audiência em Belo Horizonte, quando um dos palestrantes deu esse exemplo:


"Você precisa reduzir o seu campo de atuação. Pescar clientes em alto mar é muito mais difícil do que pescar em um aquário."


A ideia por trás disso é criar um nicho: quanto mais específico for o seu nicho de atuação maiores serão as chances de você captar clientes.


Sua audiência está com seus concorrentes


Mas pensando melhor (e trazendo esse raciocínio para as redes sociais), a questão não é reduzir o seu campo de atuação.


A questão é: pescar em um aquário é mais fácil porque o peixe já foi pescado.


O que eu quero dizer é o seguinte: quais pessoas têm mais chance de curtir o seu conteúdo? Ou de comprar seus produtos e serviços?


Certamente são aquelas que já compram, mas (ainda) não de você. E é aí que entra a lógica do pescar um peixe já pescado.


Muitas vezes a gente perde tempo buscando se conectar com pessoas que não vão fazer a menor diferença no nosso negócio. Pessoas não nos ajudam a chegar nos nossos objetivos profissionais.


Ou ainda tentando tentando atrair um grande número de seguidores nas redes sociais. Enquanto que o mais importante é buscar uma audiência que realmente possa se interessar pelo seu perfil, ou pelos serviços que você vende.


Então o que você deve fazer é ir atrás da audiência dos seus concorrentes.


Se alguém já segue uma outra pessoa que faz a mesma coisa que você, é provável que lhe siga também. É muito mais fácil buscar novos contatos que já foram filtrados pelos concorrentes. Uma das vantagens dessa estratégia é que foram as próprias pessoas (usuários) que decidiram seguir esses perfis. Então elas já executaram uma ação, romperam a inércia em direção às soluções que você também tem.


Em tempos onde a fidelidade a uma marca (ou a uma empresa) já não faz mais sentido, se apresentar para pessoas que já compram aquilo que você vende é um grande atalho.


Interaja mais


Então faça isso: vá conversar com pessoas que já seguem e interagem com seus concorrentes. Curta posts dessas pessoas. Inclusive algumas redes sociais dispõem de ferramentas que podem lhe ajudar nisso.


No Instagram, por exemplo, você pode seguir seus concorrentes e monitorar algumas hashtags que te interessem. Mas o que é verdadeiramente importante é agir: seguir e começar conversas com pessoas que correspondam a esse perfil de público-alvo que você está buscando.


Já no LinkedIn você consegue formar uma rede de conexões apenas com pessoas que têm potencial para gerar negócios.  E você pode fazer isso usando os filtros de profissão por exemplo; ou até selecionando conexões com base nas empresas em que trabalham.


Conclusão


Quando você usa essa espécie de filtro por interesse, isso é, buscar se conectar com pessoas que tenham interesse por temas nos quais você pode ajudar, os resultados virão bem mais rápido.

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