• 04 / Janeiro / 2019

A importância do C.H.A.: Conhecimento, Habilidades e Atitudes

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C.H.A. significa a tríade Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Ela é responsável por ampliar o conceito de competência. Uma vez que uma competência envolve conhecer, saber fazer, querer fazer.


O precursor do C.H.A.


David McClelland, psicólogo, foi o precursor de algumas correntes de pensamento. Entre elas a Teoria das Competências e a Teoria das necessidades. Antes de ser psicólogo, McClelland foi graduando em Artes. Em sua trajetória, percorreu diversas escolas de ensino fundamental. Posteriormente também atuou como professor na renomada Universidade de Harvard em 1956.


Também escreveu vários livros e artigos. A maioria deles está relacionada à motivação de realização. Um de seus artigos mais importante é o “Testing for Competence Rather Than for Intelligence"


Ganhou diversos prêmios por suas contribuições científicas através de entidades renomadas, incluindo a Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association).


Seu trabalho é inspirado em estudos da década de 40, quando Abraham Maslow criou a sua Teoria das Necessidades. Nesse conceito, Maslow desenhou uma pirâmide para identificar quais eram as às necessidades básicas que os seres humanos possuem.


Posteriormente, em 1961, McClelland elaborou um trabalho semelhante a Teoria de Maslow. Ele publicou o seu estudo no livro “The Achieving Society”. Segundo ele, todos seres humanos possuem três tipos de necessidades. A primeira diz a respeito da necessidade de realização. Já a segunda diz respeito de uma filiação. E a última afirma que todos nós possuímos uma necessidade de poder.


Ele nos diz que todos nós possuímos essas 3 necessidades, mas uma sempre será dominante. Para ele, as pessoas possuem características diferentes por causa da sua necessidade dominante. Mas tudo isso depende em grande parte de nossa cultura e experiências de vida.


O que é C.H.A.


O criador do conceito foi Scott B. Parry, presente na obra publicada em 1996 “The quest for competencies”. O autor afirma:


“Competências são um agrupamento de conhecimento, habilidades e atitudes correlacionados, que afetam parte considerável da atividade de alguém; se relacionam com o desempenho, podendo ser medido segundo padrões pré-estabelecidos e que melhorados por meio de treinamento e desenvolvimento”.


O conceito de C.H.A. integra os pilares da competência. Ou seja, Conhecimento, Habilidade e Atitude.


1. Conhecimento


O dicionário Michaelis define Conhecimento como: "Ato ou efeito de conhecer".


Ou seja, adquirir informações sobre algo ou um determinado conceito.


Um exemplo é o conhecimento científico. Ou seja, ir além do senso comum. Você pode acreditar no senso comum que afirma que o chá de boldo faz bem para dores de estômago. Ou você pode buscar estudos científicos para comprovar se realmente  isso é verdade.


Ou seja, em toda sua formação será necessário conhecimento. Ele irá representar o domínio que você possui sobre determinados temas e conteúdos.


O Conhecimento deve ser percebido


O seu conhecimento precisa ser percebido, se não ele não existe. Não adianta possuir uma ótima formação se as pessoas não sabem que você tem conhecimento sobre aquilo.


Por exemplo: Nada adianta você ler em um ano 10 livros relacionados ao seu mercado de trabalho se você não compartilhar com seu público que você leu. Se você não compartilhar com eles, como irão saber que você leu?


O conhecimento é o saber. Ou seja, o que aprendemos nas escolas, nas universidades, na vida, nos livros, no trabalho. O conhecimento pode ser adquirido de diversas formas.


Para que as pessoas percebam que você possui conhecimento, poste conteúdo em suas redes sociais. Publique atualizações, opiniões, ensine.


2. Habilidades


O Michaelis explica que habilidade é "o conjunto de qualificações para o exercício de uma determinada atividade".


Como, por exemplo, o trabalho em equipe. Para trabalhar em grupo exige um conjunto de habilidades, tais como: empatia, tolerância, comunicação assertiva, além de conhecer as características da sua equipe, etc.


Sua Habilidade deve ser comprovada


Habilidade é o saber fazer. Ou seja, seu conhecimento em prática. 


Através de treinamentos ou experiências, por exemplo, você exercita seu conhecimento e desenvolve novas habilidades.


Comprovar suas habilidades é essencial. Para isso, você deve mostrar a sua prática. Nas redes sociais, você pode mostrar o seu dia a dia, os seus bastidores de trabalho, por exemplo. Além disso, pode contar com testemunhais, diplomas, depoimentos, premiações e reconhecimentos que você conquistou. Isso irá mostrar ao seu público-alvo que você sabe o que faz. Que você possui habilidades.


3. Atitudes


O dicionário define atitude como a "maneira que você se comporta, age ou reage, motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada".


Ou seja, é romper com a inércia. Isso significa que você precisa tomar uma ação. Não ficar de braços cruzados frente a uma situação.


Sua Atitude deve ser estratégica


As coisas que você faz precisam e devem ser pensadas para alcançar os objetivos que você traçou.


Só ter atitude não resolve. Você precisa ter objetivos e métodos. Suas atitudes devem estar a favor de um objetivo. Ou seja, ela ajuda você a chegar mais longe onde você quer.


Para você ter uma boa atitude no seu trabalho, é fundamental você amar o que faz e ter muita determinação.


Mas e como saber qual das competências eu domínio?


Para você se avaliar nestes conceitos, siga o checklist abaixo. Veja qual competência você mais domina.


a. Conhecimento


1- Possui domínio sobre as atividades relacionadas a sua área de atuação?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente



2- Busca se atualizar as tecnologias e novas ferramentas que podem te auxiliar em sua vida profissional?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente



3- Procura ampliar seu conhecimento?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente


Habilidade


4- Consegue aplicar toda teoria que possui na prática da sua atuação?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente



5- Sabe como aplicar novidades em seu ramo de atuação?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente



6- Encontra meios ou métodos melhores para realizar o seu trabalho?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente


Atitude


7- Procura apoio para pôr em prática as mudanças ou novidades que podem beneficiar o resultado do trabalho?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente



8- Faz contas e análises necessárias com objetivo de implementar uma nova tecnologia ou um novo processo?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente



9- Persiste na sua implantação mesmo encontrando resistência ou negatividade de outras pessoas?
( ) Raramente ( ) Ocasionalmente ( ) Frequentemente


Conclusão


As dimensões do C.H.A. fazem parte do desenvolvimento pessoal (e profissional). Tornar perceptível seu conhecimento, comprovadas as suas habilidades e tomar atitudes estratégias são algumas estratégias que podem contribuir (e muito) com o seu marketing pessoal.


 

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