• 29 / Novembro / 2018

Marketing Pessoal no Instagram: 5 dicas poderosas para engajar mais

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O Instagram possui mais de 600 milhões de usuários. Também é uma das redes que mais crescem no mundo.


Esse cenário deixa claro que a plataforma oferece muitas oportunidades para impulsionar a sua marca pessoal, graças as diversas ferramentas que estão disponíveis nessa rede.


Por isso é importante extrair o máximo potencial de cada ferramenta, tanto para o uso pessoal quanto profissional do Insta.


Abaixo separei 5 dicas poderosas para turbinar marketing pessoal no Instagram. Confira!



1- Crie conteúdo compartilhável/inspirador


Para que as pessoas possam compartilhar e comentar seus conteúdos, você precisa produzi-lo com esse mesmo propósito.


Com apenas 2 estratégias você consegue deixar seu conteúdo digno de ser compartilhado:


a) Conteúdo original


Crie conteúdo próprio, seu e só seu. Um vídeo explicando algo, uma frase marcante, uma dica inteligente, uma imagem que explique alguma coisa.


Ou seja, crie conteúdo de valor, que vá além do "copiar e colar". Aliás: quando você começa a criar conteúdo original, são os outros que passam a copiar você ;)


b) Design


A estética das imagens que você publica podem lhe ajudar bastante a ganhar mais engajamento.


Uma foto bonita, ou uma arte bem produzida, também são bons recursos para criar posts inspiradores e compartilháveis.


Olha o exemplo abaixo: são duas imagens simples, mas dignas de compartilhamento.



2- Coloque sempre uma #hashtag nos seus stories


Os stories agora também são muito úteis nas buscas do instagram. Eles ficam destacados na aba “Explorar” junto com outros usuários que estão usando essa mesma tag.


Ou seja, se você fizer um stories com algum conteúdo bacana, e não colocar uma boa hashtag, vai estar desperdiçando todo um potencial sensacional para ser encontrado pelo seu conteúdo. E assim atrair mais pessoas para conhecer a sua marca pessoal.

Para que alguém siga o seu perfil, você precisa que primeiro ela te encontre no Instagram. E as hashtags são “armas” muito poderosas nesse sentido.


Abaixo você tem um exemplo de como as hashtags são exibidas na busca do Insta.




3- Poste vídeos


Vídeos são o formato por excelência da web. Se você prestar atenção na sua timeline, você irá perceber que cada vez mais vídeos passam por ela. E como todo mundo que usa o Instagram automaticamente também tem uma câmera no bolso, usar vídeo é uma escolha natural.


Mas existem 2 motivos fundamentais para usar vídeos:


a) Conteúdo estendido


O primeiro motivo para usar vídeos é que neles você pode explicar melhor seu conteúdo, trazendo mais elaboração.


Às vezes você quer tratar de um assunto um pouco mais complexo, e nesses casos uma foto não é suficiente.


b) Mais alcance


O segundo motivo é que o Instagram dá mais alcance aos perfis cujos posts conseguem prender mais a atenção dos seguidores. E alcance é uma métrica fundamental para qualquer plano de marketing pessoal.


E o vídeo ajuda muito nisso, porque você precisa parar a sua timeline para assistir o vídeo. O Instagram lê isso e lhe dá mais alcance.


4- As respostas precisam gerar mais conversa.


Aqui eu vou dar um exemplo de vida real, que eu mesmo já vi acontecer várias e várias vezes. Uma profissional está anunciando seus produtos, e então acontece o seguinte diálogo:


Dialogo no instagram


Essa resposta é típica de quem não quer vender. Uma resposta que não gera conversa, que não vai conduzindo o cliente.


Então o que ela poderia ter feito era responder algo como:


"Claro, faço sim! Você teria uma necessidade imediata?"


Assim, além de descobrir mais coisas sobre esse potencial cliente a ideia é ir conduzindo a conversa até o seu objetivo: marcar uma reunião, agendar um teste sem compromisso, ou qualquer meta de negócio que você tenha.


5- Envie DM's com uma CTA que faça sentido


As DM's (Mensagens Diretas ou Direct Messages) são ferramentas incríveis para engajar as pessoas, criar uma conversa e até mesmo levá-las a conhecer mais sobre você.


Mas isso só vai acontecer se você possuir uma CTA relevante.

CTA (Call to Action, ou chamada para ação) não é nada mais do que uma frase, um botão, um link que ajuda as pessoas a fazerem aquilo que você gostaria que elas fizessem. Ou seja, aquilo que chama para ação.


Por exemplo: “Compre Agora”, ou “Clique Aqui” são exemplos clássicos de Call to Action. “Inscreva-se no meu canal no YouTube” é uma CTA também ;)

E elas devem fazer sentido para sua audiência.


Vamos a um exemplo:


Eu não conheço você profundamente, mas resolvi lhe seguir no Instagram. Você percebe um novo seguidor e manda uma DM como essa:


Exemplo conversa no instagram

Isso é um pouco invasivo, certo?


Seria mais bacana abrir uma conversa, ou me convidar para conhecer seu site por exemplo.


A sua CTA deve ser pensada. É importante ter uma CTA, pois do contrário você acaba não aproveitando o potencial máximo da DM.


Conclusão


Apenas possuir um perfil no Instagram (ou em qualquer rede social) não é suficiente para estabelecer uma boa presença digital. É necessário conhecer as ferramentas (e mais do que isso, ser criativo diante de seus usos) para extrair o máximo de cada plataforma. Use essas dicas de forma criativa e impulsione seus resultados no Insta ;)

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