• 06 / Dezembro / 2018

Marketing Pessoal x Marketing Empresarial: tem diferença?

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Marketing é tudo igual? Quais as diferenças entre o Marketing tradicional, aplicado a empresas e o Marketing pessoal?


Vamos entender (se existem e quais são) as diferenças entre essas duas modalidades de Marketing:


O que é Marketing?


Segundo a American Marketing Association, Marketing é "a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral”.


Poderíamos então dizer que Marketing é uma visão 360º sobre determinada marca.


Pessoas e Empresas - tem diferença?


Existem sim algumas diferenças fundamentais entre Marketing Pessoal e o Marketing aplicado às organizações.


Ambos buscam promover e melhorar a reputação de uma marca. Porém, no Marketing Pessoal (como seu objetivo tem a ver com um único indíviduo) algumas questões são adicionadas, como a autoridade de determinada pessoa dentro de seu mercado de atuação.


Um ser humano não pode ser comparado a uma empresa. Um ser humano pensa, fala, anda, se comunica, possui um conjunto de características únicas que dificilmente podem ser mudadas.


Enquanto que uma empresa pode ser modelada de forma mais fácil, por ser um conjunto de processos. Uma empresa não fala, pessoas falam por ela.


Podemos entender melhor as diferenças quando consideramos duas diferentes metodologias.


Marketing Empresarial: os 4 P's Clássicos de Jerry McCarthy


Uma das definições mais clássicas acerca do composto de Marketing é do professor Jerry McCarthy.


Segundo essa definição, toda marca possui um produto ou serviço que deseja vender (produto). Precisa-se otimizar o valor da sua mercadoria (preço), escolher um bom ponto de vendas (praça) e divulgar aquilo que será vendido (promoção).


Vamos entender um pouco melhor:


1. Produto


É aquilo que foi desenvolvido para satisfazer as necessidades dos seus clientes. O seu produto deve possuir algum diferencial, que o torne atrativo atenda e seu público-alvo.


É fundamental entender quais são os atributos valorizados pelo público que são ignorados pela concorrência. Isso compõe um diferencial competitivo.


2. Preço


Diversas estratégias podem ser utilizadas na hora de precificar. Tudo depende do mercado que você quer alcançar. Ele é o responsável pelo retorno financeiro daquilo que sua empresa tem a oferecer.


Imagine a seguinte situação: Você está em um evento e está com muita sede. No mercado próximo a sua casa, o preço de uma garrafinha de água mineral custava bem menos do que no evento.


Você sairia para ir até o mercado comprar uma garrafa de água? Ou ficaria com a opção mais cara, porém mais conveniente?


Ou seja, além das questões inerentes ao custo real de seus produtos e serviços (matéria-prima, etc.) a precificação também tem uma dimensão situacional.


Para determinar o preço de seu produto é preciso ainda saber como estão os preços dos seus concorrentes (médias de mercado). Além de calcular suas margens de lucro e possibilidades de oferecer descontos.


3. Praça


Geralmente esse “P” está associado a maneira como será feita a distribuição do produto ou serviço. Esse processo vai desde a sua produção até seu consumidor final.


Para descobrir o local adequado para venda de seu serviço ou produto, pense onde seu cliente iria procurar. Por exemplo, você pode não vender muito sorvete no Polo Norte. E provavelmente venda mais erva mate no Rio Grande do Sul do que na Bahia.


4. Promoção


A promoção está diretamente ligada ao processo de publicidade e comunicação com os clientes.


Uma boa promoção envolve diversas categorias, tais como: feiras, eventos, patrocínios, publicidade, merchandising, entre outras. Por isso é fundamental possuir um orçamento direcionado somente a promoção.


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Marketing Pessoal: o Método Triplo A do Jean Baú


Entendendo as diferenças fundamentais entre uma pessoa e uma organização (e a dinâmica da comunicação digital), criei o Método Triplo A. 

Dentro dessa metodologia, entendemos o Marketing Digital como um conjunto de 3 dimensões: Autoridade, Audiência e Aquisição.


Esse método foi criado a partir de uma percepção simples: Pessoas são pessoas. Tem características próprias, falam, pensam, se expressam. Por isso não podem ser confundidas com empresas (mesmo que representem negócios).


1. Autoridade


Essa dimensão busca entender e construir a autoridade da pessoa diante do seu mercado de atuação. Quanto mais autoridade uma pessoa tiver em uma atividade específica, mais ela será reconhecida como referência - e isso lhe trará vantagens sobre seus concorrentes. Fatores como diferenciação profissional e atribuição de valores de marca são considerados aqui.


2. Audiência


Quem confere autoridade? As pessoas que se relacionam com os indivíduos que buscam ser referência em algum assunto. A esse conjunto de pessoas damos o nome de Audiência. Nessa dimensão estudamos e desenvolvemos formas de atrair audiência (especialmente através do Marketing Digital) que possam se traduzir em autoridade e em oportunidades de negócios ou de crescimento profissional.


3. Aquisição


Em algum momento a Autoridade e a Audiência precisam se traduzir em sucesso. Na aquisição de alguma conquista real. Uma promoção no trabalho, ou um novo cliente, por exemplo. A dimensão de Aquisição é crucial como parte de uma estratégia de Marketing Pessoal bem feita, pois é seu objetivo-fim.


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Marca Pessoal


Não confunda marketing pessoal com marca pessoal. Marca é um conjunto dos talentos e atributos profissional. Marketing é uma visão holística e metodológica de como o profissional mostra ao mercado suas características, através de estratégias que reflitam seus diferenciais e o valor da sua marca pessoal.


Direcionamento: B2B ou B2C?


No marketing existem basicamente duas maneiras de direcionar suas estratégias de acordo com o público-alvo. São elas: o B2B e o B2C.


No B2B (business to business - empresas prestam serviços para empresas) é comum entre uma empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir um produto específico. Por exemplo quando empresas adquirem matérias-primas para uso nos seus processos de fabricação.


Já no B2C (business to consumer) as empresas oferecem serviços para o cliente final. É o caso de um supermercado por exemplo, que vende seus produtos a clientes de forma direta, sem intermediários.


Eu prefiro P2P


No Marketing Pessoal, defendo que a relação é sempre P2P. Person to Person. Pessoas para pessoas.


Mesmo que você queira fazer negócios com outras empresas. Isso porquê as empresas nada mais são do que conjuntos de pessoas. E você vai ter que falar com uma pessoa para fazer negócios.


São pessoas que tomam as decisões e conduzem processos. São elas que devem ser convencidas de que as soluções que você entrega são as melhores.


CONCLUSÃO


Existem diferenças entre construir uma marca empresarial e uma marca pessoal. Ambas possuem desafios diferentes.


E ambas podem se complementar, fazendo com que uma empresa ganhe melhor reputação através da figura de seus líderes, por exemplo. Ou no caso de uma empresa conferir prestígio e melhor imagem a um de seus profissionais.


Na verdade, o Marketing Pessoal e o Empresarial poderiam ser considerados duas faces da mesma moeda.

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