• 08 / Janeiro / 2019

Marketing Pessoal no mercado de trabalho: como fazer bem

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As técnicas corretas de Marketing Pessoal podem impulsionar sua carreira de maneiras muito poderosas.


Para isso, é preciso compreender perfeitamente o que é Marketing e Marca Pessoal:


O que é Marketing Pessoal?


Para um dos papas do marketing moderno, Kotler: “Marketing Pessoal é uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura. ”


Envolve a construção de uma imagem. Ou seja, engloba a promoção a partir da exposição adequada de características, comportamentos, valores e a própria apresentação pessoal.


Porque é importante ter um bom Marketing Pessoal?


O Marketing Pessoal pode ajudar você a se tornar mais conhecido, respeitado e admirado; e com isso impulsionar sua carreira.


Fazendo uso de suas ferramentas, você busca garantir que as pessoas percebam as qualidades do seu trabalho e os diferenciais que você possui diante dos demais. Ou seja, ele é especialmente útil no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.


Um dos mais importantes instrumentos do marketing é a Marca Pessoal.


O que é Marca Pessoal?


Segundo a Associação Americana de Marketing (American Marketing Association):


“Uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos de outros vendedores"


Para mim, Marca Pessoal é um conjunto de elementos que representam uma pessoa. Essa representação é formada por elementos de design (modo de vestir, produtos, logotipos), valores (coisas nas quais uma pessoa acredita e representa) e presença física (aparência, forma de portar, estilo de fala, etc.). Talvez seu objetivo principal seja gerar valor através da imagem de um indivíduo.


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Importante frisar que uma Marca Pessoal vai além da pessoa em si, mas é criada a partir da percepção dos outros.


Uma Marca Pessoal gera vendas e negócios. Gera promoções no trabalho. Gera sucesso.


Muitos negócios multimilionários só existem em função de alguém, de uma Marca Pessoal.


Exemplo de Marca Pessoal: Michael Kors


Michael Kors hoje é um estilista americano que comanda um império fashion com seu nome. Sua marca possui roupas, acessórios, bolsas, perfumes, óculos, relógios entre outros itens.


Michael estudou design de moda na Fashion Institute of Technology, uma das mais renomadas instituições de Nova Iorque. Com 19 anos ele já criava coleções para a histórica butique Lothar’s. Em 1981, ele lançou a sua própria marca, com o objetivo de misturar peças básicas e esportivas com detalhes luxuosos e muito brilho.


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Hoje ele conta com mais de 500 lojas em 60 países. Seus lucros anuais são em média de 660 milhões de dólares. E sua lista de clientes inclui nomes como: Jennifer Lopez, Angelina Jolie, Cameron Diaz, Sharon Stone, Madonna.


Talvez você também o conheça como jurado do reality show Project Runway (até 2012).


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Michael Kors é um ótimo e exemplo de Marca Pessoal em ação, pois ele usa sua imagem individual para vender uma série de produtos (que só são vendidos em função de sua assinatura)


Principais objetivos do Marketing Pessoal


1- Conferir autoridade a um indivíduo e Liderança de Pensamento


Talvez esse seja seu principal objetivo: conferir autoridade (em qualquer que seja o campo de atuação ou mercado) a uma pessoa. Isso pode se dar através da percepção da Liderança de Pensamento. Ou seja: conferir a alguém status de referência, de líder, de alguém a ser seguido e admirado.


2- Gerar valor através da imagem


É vender produtos e serviços com valor intangível adicionado. Ou seja, quando você compra um relógio do Michael Kors, você compra o status de ter um relógio do Michael Kors, porque a imagem traz um valor adiconal ao produto.


Vantagens de utilizar as ferramentas do Marketing Pessoal na sua carreira


Não importa o seu ramo de atuação ou sua profissão, o marketing sempre terá estratégias para você aplicar em seu ramo.


Se você é Autônomo ou Empreendedor


O Marketing Pessoal aplicado a empreendedores e autônomos visa promover os diferenciais de um profissional no mercado de trabalho - e atrair mais oportunidades de valor (clientes, negócios, etc.). Melhorar a reputação e atrair negócios são alguns de seus objetivos.


3 dicas de Marketing Pessoal para seu dia a dia:


1- Invista na sua voz. A voz é um dos principais instrumentos de trabalho de um profissional liberal ou empresário. Consulte-se com uma fonoaudióloga para reforçar sua voz grave (que gera mais autoridade e credibilidade), além de promover melhorias em sua desenvoltura e dicção.


Para se ter uma ideia, em uma situação de venda, por exemplo, o tom de voz do vendedor é praticamente tão importante quanto o conteúdo de suas palavras.


2- Tenha um e-mail de domínio próprio. Exorcize seu antigo e-mail @hotmail ou @gmail. E tenha um com o @voce.com.br. Para isso você precisará comprar o seu domínio e contratar uma hospedagem. É baratinho e lhe dá outro status de profissionalismo perante seus contatos no dia a dia.


3-Faça networking dirigido. Isso é: mapeie as pessoas com as quais vale a pena se relacionar. Visite eventos que façam sentido para você (selecione com inteligência para não perder seu tempo), participe de feiras e entidades de classe. Quanto mais gente relevante você conhecer pessoalmente, maior será o raio de alcance de sua Marca Pessoal.


Se você é um Colaborador ou Funcionário


Para conseguir uma boa promoção no trabalho, precisa-se de muito mais do que simplesmente desempenhar bem suas funções e tarefas. Para você dar o próximo passo, precisa provar que está pronto para assumir mais responsabilidades. Isso exigirá que seu trabalho seja realmente impecável, capaz de tornar sua dedicação e empenho perceptível a seus superiores.


Um bom exemplo é apresentar ideias criativas em seu emprego. Isso mostra comprometimento. Qual chefe não gostaria de ver que o seu funcionário está pensando além do que o seu cargo exige, com o objetivo de aumentar o lucro ou a produtividade da empresa?


Um funcionário com este tipo de atitude inspira os demais, gera confiança e acaba se tornando referência.


Confira abaixo 3 técnicas simples:


1- Conheça o mercado da empresa. Não a empresa, mas seu mercado. Quando você está atento enxerga oportunidades - e pode mostrar aos seus superiores que está realmente interessado no sucesso da empresa.


Essa mentalidade é importante: sem o sucesso da empresa não há crescimento para você. Torcer pelo seu time, e estar ligado no que acontece no campo de jogo faz toda a diferença.


2- Tenha uma comunicação eficiente e eficaz. Ou seja: seja direto, explicando exatamente o que você deseja transmitir de uma maneira simples para que o ouvinte possa lhe entender. Invista nisso através de cursos e treinamentos sobre comunicação pessoal e oratória.


3-   Para você ser promovido, é preciso que uma vaga fique em aberto. Considerando que você trabalhe em uma empresa de médio/grande porte, ajude as pessoas que estão em cargos mais elevados que o seu a serem promovidas. Assim você ganhará a chance de conseguir a tão almejada promoção.


Nesses casos, entender o papel da liderança é fundamental.


Liderança


Ter um diploma de uma universidade renomada, ou trabalhar em uma posição de liderança, não significa que todos irão lhe respeitar e ouvir.


É importante você falar ao coração das pessoas.


Isso porque embora você seja muito inteligente, o cérebro só valida aquilo que o coração acredita. O trabalho de um bom líder consiste em inspirar as pessoas a confiar em seus próprios talentos.


Um bom líder tem a capacidade de influenciar o comportamento dos liderados. Para você saber se é um bom líder e um bom influenciador, confira o checklist abaixo:


1- Você conhece bem as pessoas que deseja influenciar?


2- Você gosta das pessoas que deseja influenciar?


3- Você está comprometido a influenciar as pessoas?


4- Você é um bom exemplo para aqueles que deseja influenciar?


Se você respondeu a maioria das questões com um sonoro "SIM", você está no caminho certo.


E vale lembrar do que diz Robin Sharma, um dos mais renomados autores nos Estados Unidos no campo da gestão e do desenvolvimento pessoal: “A principal responsabilidade de um líder é de criar mais líderes. ”


5 Dicas matadoras de Marketing Pessoal


1- Tenha um Mentor ou Coach


Um mentor sempre será alguém que já passou por uma situação semelhante a sua. Ele é seu “guia”, um experiente conselheiro. Por exemplo, um mentor é alguém que já escalou uma montanha e está lhe falando qual caminho percorrer porque ele já trilhou esse caminho.


Um coach, como já diz a sua tradução, é um “treinador”. Ele lhe ajuda a desenvolver as habilidades que você precisa para te ajudar a subir a montanha.


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2- Seja Multitarefa


Hoje em dia as empresas estão se adaptando a uma nova realidade, que requer um quadro de funcionários otimizado. Ou seja, menos pessoas, mas com mais qualificação. Seja um profissional multitarefa. Que não se limite somente a seu cargo.


3- Instagram


O Instagram é uma das redes sociais mais relevantes do momento. E é fundamental para quem busca afinar o seu Marketing Pessoal.


Por isso eu criei um curso 100% GRÁTIS sobre Marketing Pessoal no Instagram.


Inscreva-se e aproveite ;)


https://www.jeanbau.com.br/curso/marketing-pessoal-instagram


4- Aprenda mais sobre Liderança


Quando uma pessoa possui a capacidade de liderar, ela acumula mais oportunidades. Invista em treinamentos que desenvolvam essa habilidade em você.


5- Tenha objetivos claros


Determine seus objetivos e tenha foco. Para isso você pode utilizar a metodologia SMART.


Eu falo sobre isso neste artigo e no vídeo abaixo:



Utilize todas ferramentas que estiverem ao seu alcance para alcançá-los. Não desista no primeiro “não” - seu futuro brilhante só depende de você.


Conclusão


O Marketing Pessoal pode melhorar sua imagem e lhe tornar relevante de muitas maneiras diferentes.


Ao utilizar suas técnicas, certamente novas portas serão abertas na sua carreira profissional.

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