• 26 / Janeiro / 2020

Qual o melhor dia e horário para postar (no Instagram, Facebook e LinkedIn): e atrair mais engajamento

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Entender os horários nobres das redes sociais é crucial para maximizar o engajamento e o envolvimento da sua audiência com seus posts. Você precisa conhecer os melhores dias e horários para postar, e assim sair na frente ganhando o melhor alcance orgânico (gratuito) possível.

Não se trata apenas de entender o padrão de comportamento das pessoas no Instagram, Facebook ou LinkedIn; mas analisar como eles consomem o seu tipo específico de conteúdo. Quando as pessoas estão mais abertas a receber e interagir com as suas mensagens, e em que dias e horários elas preferem consumir conteúdo.

Esses dados podem lhe ajudar a criar uma estratégia de conteúdo que se conecte significativamente ao seu público (visando atingir o maior engajamento possível) postando nos horários e dias em que os usuários estão mais ativos em cada rede social.

Um estudo feito pela Sprout Social pode nos ajudar a compreender o comportamento dos usuários nas redes sociais. Importante: o estudo apresenta dados globais, e incluem a análise de contas e perfis de vários tipos, indústrias e locais - logo, os dados aqui apresentados podem não ser compatíveis com a realidade da sua empresa.


Nesse post vamos conferir:


1. Melhores horários para postar no Facebook
2. Melhores horários para postar no Instagram
3. Melhores horários para publicar no LinkedIn


Como os dados foram reunidos


A equipe de ciência de dados do Sprout Social para reuniu informações de empresas que utilizam suas ferramentas de gestão de redes sociais. Os dados publicados em julho de 2019.

"O Sprout se integra às diferentes plataformas de mídia social por meio de sua API, o que permite que o aplicativo receba mensagens em nome de nossos clientes", disse Joel Booth, cientista de dados da empresa. "O algoritmo pode analisar mais mensagens e mais fatores em um intervalo de tempo muito maior do que uma pessoa, a fim de identificar os horários ideais para enviar uma mensagem e como esses horários mudam semana a semana".


Melhor dia e horários para postar no Facebook (Global)


Abaixo temos uma análise dos períodos nos quais os usuários mais interagiram com as páginas no Facebook (a nível global):


melhor dia e horario para postar no facebook dados globais


Melhores horários para postar no Facebook: quarta-feira, às 11h e 13h.
Melhor dia: quarta-feira é o melhor dia para postar no Facebook.
Engajamento mais consistente: dias úteis das 9h às 15h.
Pior dia: o domingo tem o menor envolvimento do Facebook durante a semana.
Menor envolvimento: manhãs e tardes - antes das 7h e depois das 17h da tarde.


Dicas para sua estratégia no Facebook:


O meio de semana é o período de pico para engajamento no Facebook, de acordo com esse estudo. No meio de cada dia da semana (da manhã ao meio da tarde) estão os  melhores horários para postagem: o que significa um engajamento consistente ao longo desses blocos de tempo. Enquanto as pessoas costumam fazer check-in durante o meio do dia para ver o que está acontecendo, os horários de pico são em torno dos intervalos para o almoço. 


Por outro lado, a noite e os dias de fim de semana, trazem um envolvimento relativamente baixo.


Melhor dia e horários para postar no Facebook (Consumo e Varejo)


Para postagens de empresas de varejo e bens de consumo, os melhores dias e horários mudam um pouco:


melhor dia e hora para postar no facebook para empresas de varejo e consumo


Os melhores horários para as marcas de bens de consumo postarem Facebook: quarta-feira às 13h e sexta-feira às 11h.
Outros períodos de bom engajamento: quarta-feira das 13h às 13h, sexta-feira das 10h às 11h e quinta-feira às 17h.
Engajamento mais consistente: dias úteis das 10h às 17h.
Menor envolvimento: domingo e todos os dias das 22h às 16h.


Melhor dia e horários para postar no Facebook (Notícias e Conteúdo)


Para postagens de empresas de mídia, notícias e conteúdo, os melhores dias e horários para máximo engajamento são estes:


melhor dia e horário para postar no face book conteúdo e mídia


Os melhores horários para as empresas de mídia postarem no Facebook: terça-feira às 17h e sexta-feira das 8h às 9h.
Outros horários de pico: quarta-feira das 8h às 21h, quarta-feira às 17h e quinta-feira às 17h.
Engajamento mais consistente: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.
Menor envolvimento: domingo e todos os dias das 22:00 às 03:00.


Melhor dia e horários para postar no Instagram (Global)


Abaixo temos uma análise dos períodos nos quais os usuários mais interagiram com perfis do Instagram (a nível global):


melhor dia e horario para postar no Instagram


O algoritmo do Instagram prioriza determinadas postagens no feed de um usuário. Além do feed principal, o Stories segue crescendo significativamente desde o seu lançamento, além da Instagram TV. Em conjunto, todas essas opções permitem que as marcas criem conteúdo de vídeo envolvente e criativo, de tamanho médio e longo.


Melhores horários para postar no Instagram: quarta-feira às 11h e sexta-feira às 10h-11h.
Melhor dia: quarta-feira é o melhor dia geral para postar no Instagram.
Engajamento mais consistente: de terça a sexta-feira, das 10h às 15h.
Pior dia: domingo recebe o mínimo de envolvimento no Instagram.
Menor envolvimento: ocorre durante a noite e cedo da manhã, das 23:00 às 03:00.


Dica para sua estratégia no Instagram


Embora o engajamento no Instagram tenha um pico no meio do dia e no meio da semana, semelhante às outras grandes redes sociais, existem algumas janelas oportunas encontradas à noite e pela manhã durante o meio da semana. Pode valer a pena para determinados nichos de marca considerarem se o seu público está entre aqueles que buscam a primeira coisa pela manhã ou a última coisa antes de dormir.


Embora exista um pouco mais de engajamento por volta do meio-dia no sábado, os fins de semana não são sua melhor aposta para chamar a atenção para suas postagens.


Melhor dia e horários para postar no Instagram (Consumo e Varejo)


Para postagens de empresas de varejo e bens de consumo, os dados são os seguintes:


melhor dia e horário para postar no Instagram para empresas de varejo


O Instagram vem se consolidando como uma das principais redes para compras. Isso significa que qualquer empresa de varejo ou compras não pode ignorar a plataforma.


O melhor momento para as marcas de consumo postarem no Instagram: quarta-feira às 15h.
Engajamento mais consistente: de segunda a sexta, das 11h às 17h
Outro período interessante: sábado, por volta das 10h.
Menor envolvimento: o domingo tem o menor envolvimento, e todos os dias das 11h às 3h.


Melhor dia e horários para postar no Instagram (Notícias e Conteúdo)


Para postagens de empresas de notícias e mídia no Instagram, os dados são os seguintes:


melhor hora e dia para postar conteúdo e noticias no insta gram

À medida que o Instagram expande como uma plataforma de vídeo, torna-se um canal excelente para as empresas de mídia destacarem seus melhores conteúdos visuais. O estudo da Sprout mostrou que o público do Instagram acessa o conteúdo de mídia um pouco mais cedo.


O melhor momento para as empresas de mídia postarem no Instagram: sexta-feira às 9 da manhã.
Engajamento mais consistente: de quarta a sexta-feira, das 8h às 16h.
Outros períodos: de quinta à noite até sexta de manhã. Essas faixas horárias são mais baixas que os horários de pico mais altos, mas podem ser bons momentos para capturar públicos que não são ativos em outros nichos.
Menor envolvimento: sábado e domingo têm o menor envolvimento das empresas de mídia no Instagram.


Melhor dia e horários para postar no LinkedIn (Global)


Para alcançar o máximo engajamento em seus posts no LinkedIn, escolha esses dias e horários:


melhor dia e hora para posts no LinkedIn


O LinkedIn tem como alvo um público-alvo mais específico do que outras redes sociais. Esses usuários motivados tendem a gerar mais leads, especialmente para o marketing B2B. Aqui estão as descobertas sobre os melhores horários para postar no LinkedIn:


Os melhores dias e horários para postar no LinkedIn: quarta-feira, das 9h às 10h e às 12h.
Melhor dia: quarta-feira.
Engajamento mais consistente: de terça a sexta-feira, das 8h às 14h.
Menor envolvimento: ocorre no domingo e os horários menos populares para postar são todos os dias a partir das 21:00 às 3h da manhã.


Para sua estratégia no LinkedIn


Considerando que essa é uma rede de líderes de pensamento, candidatos a emprego, profissionais e empresas; não é surpresa que a atividade no LinkedIn esteja muito mais concentrada nos dias úteis.


A atividade aumenta na terça-feira à medida que as pessoas passam pela correria da segunda-feira, e diminui de maneira uniforme após as 15h. Nos fins de semana o engajamento é relativamente baixo: o que é esperado pelo afastamentos das pessoas de suas atividades de trabalho.


Conclusão:


A pesquisa da Sprout apresenta uma série de dados interessantes que podem servir como ponto de partida para a sua estratégia digital. No entanto, o comportamento da audiência com cada página varia; portanto você deverá analisar os dados da sua própria página em cada rede para descobrir quais são os seus pontos altos e baixos de engajamento.

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