• 12 / Dezembro / 2016

Por que você DEVE ler o livro Melhor & Mais Rápido (Better and Faster)

melhor e mais rapido

Melhor & mais Rápido, de Jeremy Gutsche (em português publicado pela Editora Rocco, 2016) é provavelmente o melhor livro sobre tendências e negócios que tive o prazer de ler neste ano.


Jeremy conta sua história ao criar o www.TrendHunter.com (Caçador de Tendências), e sobre os insights que o site vem gerando para diversas categorias de negócios. O TrendHunter.com usa informações de usuários (respostas em formulários, opiniões, etc.), para delimitar supra-tendências de consumo mundial. É realmente muito interessante entender que, mesmo os seres humanos sendo tão complexos e donos de múltiplas opiniões - existem linhas que conectam comportamentos em escala global.


O livro compartilha algumas das descobertas da TrendHunter, agrupadas em 6 Padrões de Oportunidade. Estes padrões são as macro-linhas de tendências, nas quais um negócio pode se encaixar para escalar mais rápido.


Os 6 Padrões de Oportunidade são os seguintes:



  1. Convergência;

  2. Divergência;

  3. Ciclicidade;

  4. Redireção;

  5. Redução e;

  6. Aceleração


Um dos exemplos mais interessantes foi o caso da RedBull (Divergência).


Vamos entender que exista um pensamento global dominante que dita o padrão global de beleza. Uma pessoa é considerada bonita se segue determinados padrões de cor de pele, cabelo e olhos. Um carro é bonito se segue determinada construção estética. E estes padrões se aplicam a tudo.


O livro compartilha algumas das descobertas da TrendHunter, agrupadas em 6 Padrões de Oportunidade.

A Divergência é o movimento contrário ao mainstream. O que ocorreu com a RedBull foi o uso da rebeldia como de divergência com a ordem que todos imaginamos que deva dominar. Um produto quase perigoso (uso da misteriosa Taurina), que levou as autoridades de saúde americanas a amplos debates na mídia. Quanto mais perto do perigo, mais atrativo, e quanto mais atrativo maiores serão as vendas. Esta é uma das aplicações do princípio da Divergência.


Agora você já pode imaginar que os outros 5 conceitos são igualmente interessantes, e bastante úteis para analisar onde pode se encaixar uma empresa nova, ou mesmo um produto novo que você queira lançar. Acompanhar as linhas de tendência pode lhe dar a vantagem suficiente para tomar todo o mercado de seu concorrente.


Quanto mais perto do perigo, mais atrativo, e quanto mais atrativo maiores serão as vendas. Esta é uma das aplicações do princípio da Divergência.

Saber que as pessoas querem preparar os próprios alimentos pode mudar toda a sua linha de comida congelada. Perceber que a moda dos anos 70 está vindo em um enorme flash-back pode mudar o design das mesas e cadeiras da sua coleção anual. Antecipar que o mundo prefere Trump a Hillary pode direcionar seu jornal para uma outra linha editorial, afim de captar mais leitores.


 


Leia esse livro. Acompanhe o TrendHunter.com. Com certeza você vai ter diversos insights acerca do seu negócio e do posicionamento de seus produtos e serviços na mente dos consumidores.

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