• 13 / Julho / 2022

Google Pago x Google Orgânico: diferenças, vantagens e como melhorar seu tráfego

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Uma das principais dúvidas do empreendedor que quer gerar mais tráfego (acessos/visitantes) para o seu site é: 


Devo investir em anúncios no Google (Google Ads) ou em iniciativas para buscar tráfego orgânico (grátis)?


A verdade é que, em ambos os casos, o que se quer é aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca. 


E existem  basicamente duas formas para alcançar as primeiras posições no ranking Google:


1) Fazendo o seu site ser listado pelo Google de forma orgânica



Isso pode ser alcançado através de um amplo trabalho de marketing e geração de conteúdo (como na criação de artigos de blogs, vídeos, etc.), de forma a ganhar relevâncias nas pesquisas e atrair cliques espontâneos - de pessoas que estão buscando por temas relativos ao que você quer vender.


2) Anunciando para aparecer no topo do Google - tráfego pago



Nessa opção você investe para que o Google exiba anúncios (links patrocinados) no topo dos resultados, levando os usuários que estão buscando por termos que você definiu diretamente para o seu site.


Para já exemplificar as vantagens de cada fonte de geração de visitantes para o seu site, criamos esse infográfico!





Vamos agora entender as diferenças entre cada uma dessas duas formas de geração de tráfego de forma mais aprofundada:


Tráfego orgânico no Google: o que é


O tráfego orgânico é aquele que você constrói através dos seus esforços de marketing digital ao longo do tempo.


A ideia é básica é: o seu site deve ser a melhor resposta para o máximo possível de pesquisas no Google. Para isso você precisará de muito conteúdo de alta qualidade no seu site.


Ou seja, uma das características do tráfego orgânico é que para ser gerado ele precisa que o seu site possua diversas páginas de conteúdo (como um blog com muitos artigos, por exemplo). A cada novo conteúdo publicado você aumenta as chances de que seu site seja bem classificado pelo Google. Você precisa então de boas estratégias de marketing de conteúdo (inbound marketing).


E só volume de conteúdo não basta. Ele deve ter alta qualidade para ser indexado pelo Google. E isso pode ser feito através de boas práticas de otimização (SEO) no seu site.


Mas verdade é: mesmo que você tenha um site super otimizado e muito conteúdo, quem manda são os algoritmos de classificação do Google. Afinal, mesmo que o seu site consiga estar hoje no topo dos resultados para uma determinada busca, se manter lá não é tão fácil.


Se você quiser saber um pouco mais sobre como o ranking orgânico Google funciona, confira este artigo sobre os itens de rankeamento.


Essas estratégias e táticas de marketing poderão gerar resultados a médio e longo prazo. Produzir conteúdo de qualidade demanda tempo; além de exigir frequência: é necessária a geração de conteúdos novos para reter os visitantes.


Vale destacar ainda que o tráfego orgânico não é totalmente gratuito: existem uma série de custos indiretos. Entre esses custos estão a criação de seu site, blog, agências de marketing ou profissionais contratados para produzir os conteúdos e ranqueá-los — entre outros gastos.


Características da geração de Tráfego Orgânico


Requisitos


Para atrair tráfego orgânico você precisa de um site superotimizado (SEO), muito conteúdo digital (como artigos de blog, vídeos), backlinks, etc.


Público-Alvo


Você atrai mais pessoas de baixo interesse real; que encontraram o seu site das mais variadas formas.


Velocidade do Resultado


Seu resultado é incerto, e leva muito tempo para atrair um volume significativo de visitantes ao site.


Custos


Seus custos geralmente são altos e indiretos: agências especializadas em SEO, horas em produção de conteúdo, etc.


Concorrência


Os resultados orgânicos geralmente são dominados por grandes empresas, que têm grandes investimentos em criação de conteúdo.


Mensuração


É mais difícil entender e mensurar quais páginas ou fontes geram os acessosque realmente se tornaram negócios.


Longo Prazo


Funciona melhor no longo prazo: o marketing de conteúdo tende a funcionar melhor com o tempo.


Primeira Página


Estar na primeira página é difícil, e depende dos algoritmos do Google, que mudam sempre.


Tráfego pago no Google: os links patrocinados Google Ads


O tráfego pago é aquele que você conquista através de anúncios ou publicações impulsionadas (no caso das redes sociais). 


A ideia básica é que de forma orgânica o seu alcance geralmente é baixo, de modo que se você quiser atrair um público maior é necessário investir.


Os anúncios permitem que a sua empresa seja encontrada por clientes em potencial, aparecendo como resultado de busca na primeira página do Google. E o melhor: você minimiza o tráfego inútil.


Como os anúncios são baseados em palavras-chave (ou termos acionadores) que você determina, seus anúncios só são exibidos quando alguém faz uma busca relacionada a elas. Ou seja: essa é uma forma de filtrar o público que você atrai para o seu site. E assim pode atrair clientes em potencial: pessoas realmente mais interessadas nos seus produtos e serviços.


Enquanto o tráfego orgânico depende de estratégias complexas de marketing de conteúdo, o tráfego pago necessita de inteligência e alta expertise na criação dos anúncios. Só assim você tem bons resultados, como o CPC (Custo por Clique) otimizado, por exemplo.


Outra característica marcante da geração de visitantes no seu site através de anúncios é a transparência e clareza em relação ao seu orçamento. Você investe o quanto o seu planejamento define (não há valor mínimo) e paga só pelos cliques nos anúncios (ou seja, apenas por resultado - por pessoas que efetivamente vão acessar o seu site).


Características da geração de Tráfego Pago



Requisitos


Para atrair tráfego pago você só precisa do seu site e de campanhas de anúncios criados com inteligência.


Público-Alvo


Você atrai mais pessoas com alto interesse de compra, pois clicaram em um anúncioque oferece algo claramente.


Velocidade do Resultado


Seu resultado pode  ser imediato: anuncie e já comece a atrair visitantes.


Custos


Os custos são transparentes e controláveis: você sabe exatamente quanto paga por clique e pode sempre ajustar seu orçamento.


Concorrência


Os anúncios democratizam o ranking Google: qualquer empresa pode aparecer no topo.


Mensuração


A mensuração é simples: você consegue ver de onde estão vindo os clientes empotencial que mais convertem.


Longo Prazo


Funciona melhor no longo prazo: os anúncios vão atraindo mais acessos ao longo do tempo.


Primeira Página


Os anúncios são os primeiros resultados exibidos na primeira página.

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