• 22 / Março / 2019

Como fazer um Planejamento de Marketing Pessoal (com um modelo em .PDF)

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Qualquer iniciativa de Marketing Pessoal, deve começar, é claro, pelo planejamento.


Nesse artigo você vai encontrar as bases para criar o seu, em apenas 3 etapas simples.


Claro esse é um planejamento que serve de balizador, para você começar. Obviamente depois de feito o básico, você pode ir colocando mais camadas, deixando seu planejamento cada vez melhor.


Os passos que compartilho nesse artigo são um excelente ponto de partida.


Esse conteúdo está disponível em vídeo. Confira:



0. Baixe um modelo pronto: Guia Rápido de Planejamento de Marketing Pessoal (.pdf)


Link para baixar: https://goo.gl/VJ3c1Z


Depois que você assistir ao vídeo, baixe o meu Guia Rápido. Depois é só imprimir e preencher.


Passo 1: Diagnóstico de Marketing Pessoal


O primeiro ponto que a gente tem que considerar para fazer qualquer Planejamento de Marketing (seja para uma empresa ou para uma pessoa) é o Diagnóstico.


Aqui a busca é entender em que estágio de marca e de  marketing, você está.


É muito difícil ter sucesso quando você não se conhece: quando você não sabe quais são os seus pontos fortes, quais são as suas potencialidades, quais mercados você pode atuar, quais oportunidades você pode agarrar, quais ameaças existem para o seu crescimento.


Então a primeira ferramenta que você vai usar para fazer esse planejamento básico, é a Matriz FOFA, ou Matriz SWOT.


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Forças


Nesse quadrante você vai escrever quais são os pontos fortes do seu trabalho, do seu serviço, de você, do seu produto.


Aqui é importante que você escreva realmente aquilo que você é bom, no que você realmente se destaca dos demais.


Fraquezas


Aqui é importante que você descreva seus pontos fracos com a maior honestidade possível. Os pontos que você pode melhorar. "Ah, meu produto é muito caro", "O meu mercado é muito competitivo". Esses são exemplos de afirmações que você pode inserir nesse campo.


É importante que você seja o mais honesto possível com você mesmo: porque assim você vai identificar quais pontos de melhoria você tem no seu produto, no seu serviço, ou na sua imagem digital.


Oportunidades


O que são Oportunidades? São situações (ou mercados) nas quais que você pode atuar; e que hoje você ainda não aproveita tão bem.


Ameaças 


Quais elementos externos atrapalham ou que podem atrapalhar o seu crescimento? Concorrência? Momento econômico? Desconhecimento do seu produto? Esses são exemplos de ameaças.


Investe um tempo para a Matriz FOFA, porque ela vai te dizer diversos insights. Mas o que ela vai te dizer de mais importante são os limites.


Quando você se conhece a ponto de saber os seus limites, você também se conhece a ponto de saber onde você pode chegar.


Passo 2: Estabeleça metas claras


Onde você quer chegar com seu produto, com o seu serviço? Qual é o seu objetivo?


Mas é muito importante, que as suas metas sejam claras, quase um plano. Que você tenha uma clareza total sobre suas metas.


Para que você crie uma meta inteligente existe uma metodologia chamada SMART.


Quer aprender a fazer as suas Metas SMART?


Então confira meu artigo exclusivo sobre isso: https://jeanbau.com.br/blog/crie-meta-smart


Passo 3: Crie seu Plano Tático


Nesse terceiro ponto, é hora de especificar as suas ações.


De definir com clareza o que você vai fazer neste mês para alcançar a meta que você definiu. E o que eu sugiro que você faça é: definir um plano de ação bem simplificado, baseado na respostas de poucas perguntas:


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DICA: Crie um Plano Tático para cada Meta Smart


Isso vai lhe ajudar a entender melhor o que você precisa fazer para alcançar cada meta.


Quais ações eu preciso executar?


Defina quais ações práticas você precisa executar para cumprir a meta.


O que eu preciso providenciar para executar essas ações?


Talvez você precise de investimento, talvez de alguma ferramenta, ou de mais reuniões. Escreva aqui quais recursos você vai precisar para executar as ações planejadas.


Isso é realmente muito importante: as pessoas às vezes esquecem de definir o que elas precisam - e na hora de executar está faltando alguma coisa. Claro! Porque não foi planejado!


Como vou medir meu sucesso?


É bacana, nesse caso, colocar um número: "Alcançar mil pessoas no Instagram"; "Vender 10% a mais do que o ano passado".


Quando você coloca um número nas suas metas fica fácil de medir o seu avanço em cada uma.


Pensamentos finais:


Baixe o meu Guia Rápido, ele está prontinho para você. Imprima e preencha.


Assim você já vai ter um planejamento base para começar a crescer muito mais com o seu Marketing Pessoal.

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