• 04 / Fevereiro / 2020

Público do Instagram: confira o perfil da rede

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O Instagram completa seus 10 anos em 2020. 
E foram 10 anos de grandes mudanças e transformações na rede social: não apenas na plataforma em si, mas também no público que consome conteúdo taravés do Instagram.


No Brasil já são mais de 70 milhões de usuários, o que coloca nosso país entre os 3 países que mais utilizam essa rede social. Por isso ela se configura como um verdadeiro mar de oportunidades para as marcas.


Agora que o Instagram Stories existe há alguns anos, fica mais claro como as marcas e os usuários estão investindo nele. O Stories se tornou parte importante do aplicativo (segundo o Instagram, mais de 500 milhões de contas usam o Stories todos os dias); bem como o recurso Compras. O IGTV também é um recurso para ficar de olho em 2020.


Dentro desse contexto, conhecer os números da plataforma é fundamental para criar a sua estratégia no Instagram. É como conhecer o campo de jogo.


Tamanho do Instagram


A base de usuário do Instagram continua crescendo de forma consistente. Em 2019, a porcentagem de adultos (EUA) no Instagram chegou na casa dos 37% , alcançando a impressionante marca de 1 bilhão de pessoas em nível global. Porém, por mais incríveis que sejam seus números, ainda está longe da popularidade do Facebook e do YouTube.



Público no Instagram: faixa etária e gênero


O Instagram (ainda) é uma rede de usuários mais jovens (comparativamente ao Facebook). De acordo com o site Statista, mais da metade da população global de usuários do Instagram tem menos de 34 anos. Ele é também o segundo aplicativo preferido (depois do Snapchat) para adolescentes nos EUA.


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 A faixa etária de 25 a 34 anos é a que detém maior número de usuários. Quando analisamos o sexo, existe uma divisão praticamente uniforme, com cerca de 51% de mulheres e 49% de homens.


Ou seja: Hoje, o Instagram "não alcança" de modo efetivo nem os adultos da "melhor idade" e nem os adolescentes.


Público no Instagram: contas com maior número de seguidores


O Instagram é uma rede de pessoas para pessoas. E as marcas?
As marcas tem que trabalhar com criatividade e consistência para serem relevantes nessa rede. E trabalhar com pessoas - ou influenciadores.


Além da conta do próprio Instagram, algumas celebridades lideram o número de seguidores plataforma. As contas com o maior número de seguidores incluem Cristiano Ronaldo, Ariana Grande e The Rock.


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É interessante notar que nesse ranking não figuram as grandes marcas (que investem milhões de dólares em publicidade na rede) como Coca-Cola, RedBull, Mercedes, Bvlgari, entre outras.


Ou seja: criar uma etsratégia usando influenciadores é fundamental para qualquer marca nessa plataforma.


Influenciadores no Instagram: segmentos que mais utilizam


De acordo com o Gartner, uma grande fatia top marcas (de alguns segmentos) já estão trabalhando com influencers.


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As top marcas de luxo, vestuário esportivo e beleza sãoas que mais se destacam quando o assunto é trabalhar com influenciadores.


Mesmo o setor de alimentação já vem demonstrando uma boa penetração dos influenciadores nas estratégias de marketing digital das marcas mais relevantes do mercado.


Engajamento no Instagram: os números reais para as marcas


O engajamento no Instagram é não é grande (e provavelmente vai diminuir com o tempo). Isso porque quanto maior é o número de usuários e de conteúdo, maior é o esforço do Instagram para entregar a cada usuário apenas aquilo que tenha maior probabilidade de ser relevante para o usuário. Ou seja: filtros de conteúdo cada vez mais fortes e engajamento em queda.


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Com uma média de 1,60% de taxa de engajamento, os segmentos com as maiores taxas de engajamento incluem Educação Superior (3,96%), ONGG's (2,4%) e times esportivos (2,4%).


Contas de celebridades tendem a ter números levemente melhores, mas nada muito superior as taxas de engajamento encontradas nas marcas.


Melhor dia e horário para postar no Instagram


Quer conhecer os dias e horários nobres do Insta? Então leia este outro artigo aqui no blog.


Conclusão


Conhecer o público presenta na plataforma é fundamental para calibrar a linguagem que você vai usar nessa rede. Afinal, conhecer o campo de jogo certamente pode favorecer (e muito) as suas etsratégias de marketing digital.

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